Covid-19

COVID-19

Carteira de Trabalho agora será digital

Quarta-feira, 17 de junho de 2020

Última Modificação: 29/06/2020 09:49:38 | Visualizada 1087 vezes


Ouvir matéria

Se você precisa emitir sua carteira de trabalho não é mais necessário vir até o Paço Municipal. Agora a emissão é realizada por um aplicativo de celular. A Carteira de Trabalho física não será mais emitida e todas as informações poderão ser consultadas pelo aplicativo.

O aplicativo existe desde 2017, mas passou a substituir o documento físico depois da regulamentação feita em setembro de 2019 e faz parte da Lei de Liberdade Econômica do Governo Federal.

O aplicativo pode ser encontrado facilmente pela Loja de Aplicativos do IOS ou Android e o usuário consegue realizar o acesso sozinho. É preciso apenas informar CPF, Nome, data e estado de nascimento, e o nome da mãe para fazer o cadastro.

O usuário será direcionado para um questionário com cinco perguntas sobre sua trajetória do trabalho. É importante prestar atenção e não errar nenhuma informação, caso erre o acesso só poderá ser tentado novamente 24 horas depois.

O trabalhador agora, na hora da contratação, precisa apenas informar seu CPF e poderá, através do aplicativo, acompanhar eletronicamente seus antigos e atuais contratos, e todas as anotações como férias e salário.

Quem já possui a Carteira de Trabalho física deverá guardá-la. Ele continua sendo importante para comprovar tempos de trabalhos anteriores, mas é necessário que ele também baixe o aplicativo para acompanhar sua atual ou futuras contratações.

Já para as empresas que usam o eSocial, o registro também passa a ser feito digitalmente. Nele, as informações dos seus trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamentos, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio e informações sobre FGTS são comunicados ao Governo de forma unificada, trazendo facilidade e agilidade para ambos.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: Horário de atendimento: de segunda a sexta das 7h30m às 11h00m e das 13h às 17h

Última Atualização do site:   21/01/2022 16:37:27