Covid-19

COVID-19

Vacinação

Campanha nacional de vacinação contra a Influenza tem início dia 23 de abril

Sexta-feira, 13 de abril de 2018

Última Modificação: 29/06/2020 10:05:54 | Visualizada 594 vezes


Ouvir matéria

Anote na agenda: no dia 23 de abril de 2018 começa a Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza, estratégia do Ministério da Saúde para diminuir o impacto da gripe em todo o país. O Dia D, considerado a data mais importante de mobilização nacional, está marcado para 12 de maio, um sábado.

Se você faz parte dos grupos de risco para complicações da doença (veja mais abaixo), sua participação é primordial. A gripe é uma doença séria, que mata mais de 650 mil pessoas todos os anos, de acordo com um recente levantamento da Organização Munidial de Saúde (OMS). Além de causar aqueles sintomas clássicos — febre alta, nariz entupido, cansaço e dor no corpo —, ela está por trás de complicações como pneumonia e infarto.

Abaixo, resumimos as principais recomendações mudanças que foram implementadas para a vacinação de 2018.

Quem deve tomar:

 

Em comparação com 2017, não teremos nenhuma alteração em relação ao público que deve levar a picada. A escolha desses grupos se deve ao fato de eles serem mais vulneráveis aos efeitos da gripe e sofrerem mais com seus sintomas e desdobramentos.

Além disso, parte desse pessoal possui contato diário com outras pessoas infectadas, o que aumenta o risco de transmissão. A lista inclui:

  • Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;
  • Pessoas com mais de  60 anos;
  • Gestantes;
  • Mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias;
  • Profissionais da saúde;
  • Professores da rede pública e particular;
  • População indígena;
  • Portadores de doenças crônicas, como diabete, asma e artrite reumatóide (A vacina deste grupo deve ser realizada em todos os postos de vacinação. No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentado no ato da vacinação);
  • Pessoas privadas de liberdade;
  • Adolescentes de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

 

Tomei ano passado. Preciso repetir a dose?

Sem dúvida nenhuma! A taxa de proteção da vacina começa a cair após alguns meses. Os vírus da gripe têm uma alta capacidade de mutação. Logo, as cepas que estão circulando agora são bem diferentes daquelas que aterrorizaram o inverno passado. Portanto, é preciso se resguardar novamente para não penar com espirros, prostração, febre e outros sintomas.

A partir do dia 23 de abril todos os postos do município de Terra iniciarão a vacinação contra a Influenza.

Munidos de carteirinha de vacinação e documento com foto, vá ao posto de saúde e vacine-se.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de atendimento: Horário de atendimento: de segunda a sexta das 7h30m às 11h00m e das 13h às 17h

Última Atualização do site:   30/11/2021 14:01:51