Covid-19

COVID-19

Palestra

Prevenção ao Suicídio é tema de palestra realizada pelo NASF

Quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Última Modificação: 29/06/2020 10:26:00 | Visualizada 367 vezes


Ouvir matéria

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realizou na tarde desta quarta-feira (16), no centro catequético da Paróquia Santo Antônio de Pádua, uma palestra sobre como prevenir o Suicídio. Ministrada pelo psicóloga Lilian Fernandes Lima, a palestra abordou quais os fatores de risco que levam ao suicídio e como lidar com as pessoas que tem pensamento de morte.

“A cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio em alguma parte do planeta e os meios mais comuns são: envenenamento, armas de fogo e enforcamento", disse a psicóloga. A maioria das pessoas com ideia de morte comunica seus pensamentos e intenções suicidas. "Elas, frequentemente, dão sinais e fazem comentários sobre querer morrer, dizem que não valem pra nada. Todos esses pedidos de ajuda não podem ser ignorados", afirmou ainda Lilian. Para a psicóloga a melhor maneira de ajudar a pessoa com risco de suicídio é a conversa. " O primeiro passo é achar um lugar adequado onde uma conversa tranquila possa ser mantida com privacidade razoável", concluiu ela.

Além de usuários e profissionais do NASF, a palestra também contou com a participação de diversos outros profissionais envolvidos nas ações de atenção à saúde e com a comunidade em geral.

 Veja Também

Horário de atendimento: de segunda a sexta das 7h30m às 11h30m e das 13h às 17h

Última Atualização do site:   21/03/2024 16:55:37